fbpx
Aprenda a controlar o colesterol

Certamente você que está lendo esse texto, já foi a um médico que pediu exames de rotinas, entre eles hemograma para saber como estão os níveis de colesterol. Muitos devem ter recebido o diagnóstico de colesterol alto, mas afinal, o que isso quer dizer?

Receber resultados de colesterol alto significa que o nosso organismo está produzindo mais um tipo de gordura que o normal. Para simplificar, existem dois tipos de colesterol em nosso organismo: o HDL, chamado de colesterol “bom” e o LDL, que é o colesterol “mau”. Esse segundo é o que não deveria ficar acima do nível considerado saudável, que é de 130 mg/dL para a maioria das pessoas.

Colesterol ‘mau’ alto pode causar problemas de saúde

Agora que você sabe a diferença entre os dois tipos de colesterol, “bom” e “mau”, é preciso também ter em mente que o segundo não tem esse apelido por acaso. O colesterol LDL pode causar graves problemas de saúde caso a sua gordura se acumule nas artérias, impedindo ou dificultando a passagem do sangue e, nos piores casos, provocar um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou um infarto.

Dicas para se proteger desse malvado colesterol

Os problemas acarretados pelo mau colesterol podem ser evitados com a adoção de bons hábitos, como alimentação balanceada, ou seja, menos consumo de alimentos processados e mais consumo de verduras, legumes, frutas e fibras. É preciso seguir a regra pregada pelos nutricionistas: “descascar mais e desembalar menos”.

Aliada à boa alimentação, a atividade física regular é essencial para diminuir e controlar o colesterol. Ande, corra, pule, dance, faça qualquer tipo de movimento frequente com o corpo e ele vai agradecer se mantendo sempre saudável.

O cigarro é um grande inimigo do nosso organismo como um todo e não é diferente no caso do colesterol. As substâncias contidas nele oxidam o colesterol “bom” e pior, transformam esse tipo de colesterol em “mau”, o que pode trazer consequências muito graves para a saúde.

Por último e não menos importante, consulte sempre um médico e mantenha seus exames em dia. Isso lhe ajudará não apenas a controlar o colesterol, mas qualquer outro problema de saúde futuro. Cuide-se bem para viver melhor!

FONTE: Ministério da Saúde