O simples ato de lavar as mãos corretamente é capaz de prevenir vários problemas de saúde

O simples ato de lavar as mãos corretamente é capaz de prevenir vários problemas de saúde

Você sabia que existe um “Dia Mundial de Lavagem das Mãos”? Sim, a data é 15 de outubro, e embora ela já exista há alguns anos, parece que nunca fez tanto sentido e nem foi levada tão a sério.

Governos e organizações sanitárias aproveitam a data para chamar a atenção sobre a importância de manter as mãos sempre higienizadas. Mas parece que foi necessária a chegada de uma pandemia, para que pessoas do mundo todo se atentassem para o cuidado.

A Organização Mundial da Saúde reconhece o ato de lavar as mãos como um dos principais instrumentos contra epidemias, e o mesmo tem acontecido no caso da pandemia do coronavírus. Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos.

Germes, vírus e bactérias não resistem ao uso correto de água e sabão.

Independente da Covid-19, lavar as mãos salva vidas e a conscientização sobre a importância da higienização correta tem sido uma preocupação das entidades que trabalham com o objetivo de proporcionar mais saúde, especialmente aos países com maior dificuldade de estrutura, onde o acesso a sabão, e até mesmo a água, é bastante limitado.

Prevenir infecções e a disseminação de doença é o foco principal da ação. Gripes causadas pelo H1N1, diarreias, pneumonias, tuberculose, conjuntivite e herpes são apenas alguns dos problemas de saúde, que podem ser evitados quando se mantém as mãos higienizadas.

 

Lavando as Mãos

Se você ainda tem dúvidas sobre como lavar as mãos, siga o nosso passo a passo:

  •   Use água e sabão, podendo ser também sabonete ou detergente;
  •   Esfregue as palmas das mãos;
  •   Esfregue o dorso das mãos (parte de cima);
  •   Esfregue os dedos e os espaços entre dedos;
  •   Esfregue as pontas dos dedos e as unhas;
  •   Lave também os punhos;
  •   Enxague bem e seque, preferencialmente com toalha descartável, ou um pano limpo e seco.
  •   Esse processo todo deve durar, aproximadamente, 30 segundos, se for mais rápido do que isso, talvez você não esteja fazendo corretamente.
  •   Quando estiver fora de casa, ou com dificuldade de ter acesso à água e sabão, use álcool em gel 70%, e lembre-se de espalhar o produto como se estivesse lavando as mãos.

 

Saiba Mais

E desde quando se entendeu a importância do hábito de lavar as mãos?

Em 1847 o Dr. Ignaz Semmelweis, ao perceber que as crianças morriam menos ao nascer quando vindas ao mundo pelas mãos limpas das parteiras e não pelas mãos sujas e ensanguentadas dos médicos da época, ficou intrigado e saiu correndo pelas ruas gritando “lavem as mãos, lavem as mãos”.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Federação Médica Brasileira e Calendarr