fbpx

Manifesto

Manifesto pela saúde pública e privada de qualidade,
acessível para toda a população.

 

Não há dúvida que a estrutura mais bem preparada para atender urgências e emergências médicas é o hospital. Não é possível viabilizar e replicar essa estrutura, completa, multidisciplinar e com grande variedade de procedimentos, em outro ambiente.

O problema é que essa estrutura tem sua capacidade de atendimento limitada. Procedimentos e tratamentos que só podem ser realizados nos hospitais, muitas vezes precisam ficar à espera de uma vaga que está sendo utilizada por um paciente estável e muitas vezes com uma enfermidade crônica. fazendo uma analogia, seria como utilizar um grande transatlântico para um passeio na represa.

Além disso, os custos desta estrutura são muito altos para serem subaproveitados quando o paciente não precisa de tantos recursos para seu tratamento.

A realidade é que com o envelhecimento da população, a tendência de aumento da demanda por tratamento de doenças crônicas vai continuar a aumentar.

Se não forem definidas políticas de saúde públicas e privadas para que esse paciente possa ser tratado fora dos hospitais, teremos um completo colapso na qualidade do atendimento. Ou por falta de vagas, ou pelos custos inviáveis dos tratamentos.

Entramos em uma ciranda que vai inviabilizar o sistema privado de saúde, e claro, inviabilizar o acesso dos menos favorecidos à saúde de qualidade. Já estamos vendo esse quadro com a migração de pacientes dos planos de saúde privado para o público devido ao aumento do desemprego.

E a solução está clara e transparente:

  • Desospitalizar pacientes estáveis e crônicos, para que os leitos possam ser utilizados pelos casos mais graves e complexos
  • Gerenciar pacientes crônicos para que não precisem de internação hospitalar
  • Ampliar o acesso da população ao atendimento pré-hospitalar, sistema que
  • Pode solucionar até 98% dos casos de enfermidades que acabariam nos hospitais
  • Ampliar a triagem no atendimento ambulatorial para priorizar o atendimento hospitalar nos casos graves

Com estas medidas reduziremos os custos e a sinistralidade das carteiras dos planos e seguros de saúde. Estes certamente repassarão a redução aos usuários. Com planos mais acessíveis, a população voltará ao plano de saúde particular e com isso o sistema público de saúde voltará a operar na normalidade da capacidade.

Essa foi a visão do Grupo Cene desde seu início, há 30 anos: que é possível oferecer tratamento de qualidade, com atendimento humanizado e com preço acessível. Uma estrutura que complementa a estrutura do hospital, dando dignidade para o tratamento. Seja ele em casa, no hospital de transição, no ambulatório terceirizado ou onde o paciente precisar.

Bom senso, eficiência e acesso para todos. é assim que vamos participar do futuro da saúde de qualidade do Brasil.

Sueli Noronha Kaiser