fbpx

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Não dá para não tocar no assunto

#SetembroAmarelo – Mês de prevenção ao suicídio

 

Idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha #SetembroAmarelo alerta sobre a prevenção do suicídio. Abordar o assunto não é tarefa fácil, mas é extremamente necessária, especialmente com relação à saúde mental, que influencia no comportamento das pessoas.

 De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Por ano, somam mais de 1 milhão de suicídios em todo o mundo, e no Brasil são registrados mais de 14 mil suicídios.

Causas

O problema é grave e requer atenção não somente da saúde pública, mas de toda a sociedade. Diversos fatores podem levar um indivíduo ao suicídio, entre eles transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e uso de substâncias psicoativas; e também problemas como bullying, medo, insegurança, dívidas e derrotas.

 Nesse sentido, a campanha é essencial para alertar e prevenir o suicídio. E como identificar alguém que precisa de ajuda, seja no convívio familiar ou no trabalho? Preste atenção aos sinais de alerta que a pessoa pode apresentar:

 

  • Demonstrar desinteresse por coisas que gostava anteriormente;
  • Dificuldades de se relacionar com amigos e familiares levando ao isolado social;
  • Apresentar irritabilidade, pessimismo e apatia;
  • Alterações extremas de humor, como excesso de raiva, ansiedade, culpa ou vergonha;
  • Ter doenças psiquiátricas, como transtornos mentais, de comportamento ou de personalidade;
  • Comentar sobre morte ou suicídio com frequência, concluir afazeres pessoais e profissionais, doar pertences, escrever um testamento ou cartas de despedida.

 

E como ajudar?

  •  Primeiramente, não julgar a pessoa e levar a situação à sério. Ouvir com atenção, de forma empática, paciente e cuidadosa;
  • Conversar com amigos e familiares da pessoa e se manter ao lado dela para ajuda e apoio;
  • Alertar sobre pedir ajuda profissional e participar de grupos de apoio.

 

Saúde mental é coisa séria e deve ser tratada. O CVV – Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma voluntária e gratuita a todas as pessoas que precisam conversar. Basta ligar para o número 188 para ter atendimento totalmente sigiloso, 24 horas.

 

Mais informações: https://www.cvv.org.br/

Fonte: https://www.setembroamarelo.com/