fbpx

Hipertensão: veja 10 dicas para preveni-la

É denominada hipertensão a condição na qual ocorre um descontrole da pressão arterial, elevando-a acima do índice popularmente conhecido como 14 por 9 ou ultrapassando esse valor.

Embora a maioria dos casos tenha origem hereditária, com filhos herdando o risco aumentado de desenvolver hipertensão de seus pais, diversos fatores contribuem para sua prevenção.

Apresentamos uma série de dicas saudáveis que não apenas ajudam a evitar a hipertensão, mas também promovem sua saúde geral.

Siga essas orientações para desfrutar de uma vida mais saudável, equilibrada e de qualidade.

  • Reduza o consumo de sal, açúcar e óleo

O consumo do sal deve ser diminuído e isso não significa deixar a comida sem gosto. Existe uma infinidade de temperos naturais, que podem ser usados, como, por exemplo, as ervas.

Atenção: todos aqueles temperos prontos, em pó, grânulos ou tabletes também precisam ser evitados, porque possuem uma concentração alta de sódio, que é um veneno para os casos de hipertensão.

O mesmo serve para preparos enlatados, embutidos e mesmo congelados. Basta ler as embalagens e você ficará surpreso com a quantidade de sódio que trazem.

Evite também as frituras e o excesso de doces. Na verdade, não existe muita novidade, todos sabem que quanto mais natural for o alimento, melhor será para a saúde.

Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes magras são as melhores opções para a saúde como um todo e ajudam na luta contra a hipertensão.

  • Mantenha-se ativo

50 minutos de exercícios, três vezes por semana, já tiram uma pessoa do sedentarismo.

Um corpo que se mantém em movimento é mais funcional, tem melhor circulação sanguínea e isso ajuda a combater a hipertensão.

Escolha a atividade que mais lhe dê prazer e invista. Caso já tenha um diagnóstico de hipertensão, apenas confirme com o seu médico se há alguma restrição, em geral não, mas é sempre bom conferir.

  • Adapte seus hábitos diários

Se você não tem muito tempo para fazer atividade física, uma dica para melhorar a circulação e evitar a hipertensão é mudar pequenos hábitos.

Sempre que possível, troque o elevador pela escada. Faça percursos a pé ao invés de usar carro ou mesmo o transporte público – o que também irá economizar o seu dinheiro. O importante é manter seu corpo em movimento.

  • Mantenha um peso corporal saudável

A obesidade é um fator de risco para a hipertensão.

Isso acontece porque o excesso de peso faz com que o coração precise se esforçar mais para conseguir irrigar todo o corpo, levando a um aumento da pressão.

  • Evite o tabagismo

O cigarro concentra várias substâncias tóxicas que fazem mal para a saúde e levam a quadros de hipertensão.

Essas substâncias, entre elas a nicotina, fazem com que as artérias se enrijeçam, o que dificulta a passagem de sangue e o resultado é o aumento da pressão.

  • Modere o consumo de álcool

O excesso de álcool pode causar sérios danos para a saúde em geral e entre os desequilíbrios está a hipertensão.

  • Verifique seus níveis de vitamina D

Nos seus exames de rotina peça para ver como está a vitamina D e, se preciso, faça a reposição.

Essa vitamina ajuda no equilíbrio circulatório e sua falta no organismo pode levar a hipertensão.

  • Visite seu médico regularmente

Consultar um médico mesmo na ausência de sintomas é crucial para identificar e tratar precocemente problemas de saúde, incluindo a hipertensão.

A consulta médica também é uma oportunidade para verificar a pressão arterial e evitar a automedicação, pois alguns medicamentos podem contribuir para a hipertensão.

  • Monitore sua pressão arterial

Se você já foi diagnosticado com hipertensão, meça regularmente sua pressão, conforme orientação médica. Existem aparelhos portáteis que permitem fazer isso em casa.

Mesmo se você não tem hipertensão, verifique sua pressão pelo menos a cada seis meses, mesmo na ausência de sintomas.

  • Reduza o estresse

A rotina corrida, os desafios diários e as noites mal dormidas, somadas com uma vida desregrada, sem atividade física e com má alimentação, são uma mistura perfeita para um quadro de hipertensão.

Encontre maneiras de relaxar, como praticar atividades de lazer, reduzir compromissos, passar tempo com pessoas queridas e desfrutar de passeios ao ar livre.

Uma vida equilibrada e feliz contribui para uma melhor saúde.

Fontes – Ministério da Saúde; Sociedade Israelita Albert Einstein; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Dr. Consulta; e Sciath.

Conheça nossas Redes Sociais:

Instagram Facebook LinkedIn

Conheça outros textos do nosso blog, clique aqui.