fbpx

Equidade de gênero, raça e etnia

A valorização do trabalho da mulher sempre esteve presente no Grupo Cene, desde sua fundação. Por se tratar de uma empresa de assistência à pacientes, sempre teve em seu quadro de colaboradores(as) a maioria feminina. Esse fator fez com que a empresa percebesse a importância de propiciar condições para que as mulheres pudessem realizar seu trabalho, aprimorar seus conhecimentos, e levarem uma vida familiar e pessoal sem dificuldades ou culpas. 

Esse trabalho tornou-se mais intenso quando o Grupo Cene recebeu o primeiro Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, em 2012, a partir daí fomos convidados para participar da Rio +20, onde Sueli Kaiser discursou sobre a importância da Equidade de Gênero nas empresas. A Equidade está enraizada na estratégia e cultura da empresa, e diversas outras ações foram sendo desenvolvidas sempre levando as palavras de nossa fundadora e presidente, Sueli Kaiser, em consideração:

“A empresa deve ser um local onde as pessoas possam ser diferentes umas das outras, mas NUNCA desiguais!”

 

A intensificação desse trabalho garantiu um segundo Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, um Selo Paulista da Diversidade, e o reconhecimento nacional e internacional do Grupo Cene como referência do trabalho com Equidade de Gênero, Raça e Etnia.  

 

O Grupo Cene é signatário dos Princípios do Emponderamento das mulheres (Women’s Empowerment Principles -WEPs), uma iniciativa promovida pela Onu Mulheres para impulsionar a equidade de gênero nas empresas. Ao ser signatária a empresa assume publicamente o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres e passa a fazer parte de uma rede global das Nações Unidas. Os 7 princípios são: 

 

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

 

Como consequência do trabalho com os 7 princípios, o Grupo Cene foi ganhador de 3 Prêmios WEPS Ouro, na categoria empresas de médio porte, nos anos de 2014, 2016 e 2019. 

 

Também fazemos parte do Programa Ganha-Ganha: Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, que foi criado por meio da aliança entre ONU Mulheres, OIT e União Europeia para fortalecer o protagonismo das mulheres no setor privado.