Responsabilidade Social

1 – Mobilização e Ações Sociais na empresa e na Comunidade
1.1- Participação em propostas de melhoria na comunidade em relação a:
– Violência Contra a mulher
– Equidade de Gênero e Raça
– Políticas: Social e Meio Ambiente
– Sustentabilidade com o tripé: Viabilidade econômica, Socialmente Responsável e Politicamente Correta.

2 – Cremos que a nossa responsabilidade é gerar empregos, dar oportunidades iguais, respeitar as diferenças, ser responsável pelo crescimento profissional de nossos colaboradores e colaboradoras, homens e mulheres que abraçam o dever de servir, em todo país ou fora dele.

3 – Cremos na sustentabilidade, uma empresa economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta, que promove o uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

4 – Cremos na importância da responsabilidade social e a conscientização das pessoas em desenvolver programas sociais gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida de colaboradores e colaboradoras, e da própria população.

Responsabilidade Social no Grupo Cene

Utilizamos estes três parágrafos do nosso credo para estruturar a compreensão da finalidade da Responsabilidade Social no Grupo Cene.

Primeiro gerar empregos, dar oportunidades iguais e respeitar as diferenças, tratar homens e mulheres com equidade. Valorizar o ser humano na sua diversidade e no papel que exerce na cadeia produtiva.

Também acreditamos ser essencial oportunizar que colaboradores e colaboradoras se tornem ativistas sociais, considerando o princípio básico do credo, envolvendo a comunidade em que está inserida em projetos que beneficiem empresa e comunidade.

E por fim, precisamos ajudar a cuidar do meio ambiente, humano, animal e planeta. Fazer com que as atividades da empresa não deixem resíduos sem destinação correta, nem desperdice recursos naturais e proponha soluções para não causar danos ambientais, bem como recuperar o que já foi degradado.

Como o ser humano vem em primeiro lugar, a empresa está junto com as instituições trabalhando para levar a equidade de gênero como um valor da empresa, a responsabilidade social e igualdade de gênero e raça são compromissos do Grupo Cene, desde sua fundação.

O trabalho voluntário, empreendedorismo social e verde, e ações junto à comunidade fazem parte do DNA da empresa.

Através de ações de conscientização, gestão na contratação e critérios de seleção, as empresas do Grupo contam com um número de colaboradoras mulheres maior que o número de colaboradores homens. A presidência é ocupada por uma mulher, Sueli Noronha Kaiser.

Premiações e trabalhos de destaque

Todo esse empenho já foi reconhecido através de premiações e trabalhos de destaque:

– 2014, o Governo Federal integrou uma de suas ações ao manual “Práticas de Igualdade: Ações de destaque da 4° edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça”. A Home Care Cene Hospitalar, que integra o Grupo Cene, foi a única empresa do interior de São Paulo apontada na publicação como exemplo de ação de sucesso no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça – Por duas vezes conquistou o Prêmio WEPs Brasil. Em 2014 e 2016 – Empresas que Empoderam Mulheres geram negócios, ambas na categoria ouro, para Empresa de Médio Porte.
– O Prêmio WEPs se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles, em inglês), iniciativa lançada pela ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, em 2010, com o objetivo de promover a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade.
– As ações são focadas em promover capacitação, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

Também faz parte dos nossos projetos:
– Criar convênio com instituições sociais, isentando do pagamento pelo serviço de área protegida, por exemplo, e outros da taxa de manutenção e custo adicionais;
– Realizar campanhas de arrecadação de alimentos e/ou agasalhos para doação a instituições carentes;
– Manter os reconhecimentos que conquistou e as parcerias com empresas e instituições dos projetos e ações sociais.