Baixas temperaturas pedem opções capazes de aquecer e nutrir o corpo

Baixas temperaturas pedem opções capazes de aquecer e nutrir o corpo

Quando as temperaturas caem é comum que o organismo gaste mais energia, e para repô-la é natural que a fome aumente, podendo ocasionar também um aumento do peso.

No outono/inverno o corpo precisa de mais vitaminas e minerais para ampliar suas defesas e ter uma alimentação saudável e balanceada fará toda a diferença.

Para atender tantas demandas por saúde, bem-estar e sabor, selecionamos algumas dicas que prometem aguçar seu paladar.

Baixas temperaturas pedem movimento

Também vale a pena não se entregar à preguiça, e seguir praticando atividades físicas, mesmo quando a preguiça bater.

– uma sugestão saudável e quentinha são as sopas caseiras, que levam legumes, verduras e carnes magras. As opções industrializadas costumam agregar muito sódio e uma quantidade baixa de nutrientes.

– chás também auxiliam no aquecimento do corpo. Opte pelos naturais, se possível os que você tem plantados no quintal. Isso faz com que eles sejam fieis ao princípio ativo da planta, que pode ser o de relaxar, ajudar na digestão e até mesmo ter benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.

– muito consumido nas típicas festas juninas, especialmente em algumas regiões do Brasil, o pinhão é rico em gordura insaturada, que auxilia na boa saúde do coração. Também dá energia, tem antioxidante e previne infecções. Pequenas porções em dias alternados são uma boa sugestão.

– que tal uma porção das chamadas oleaginosas como amêndoas, nozes e avelãs? Pode ser uma boa opção para um lanche. Elas são fonte de proteínas, fibras, vitaminas do Complexo B, zinco, magnésio, ácidos graxos essenciais e selênio. Fazem aumentar o colesterol bom e melhorar a imunidade.

Hidrate-se

– temperaturas baixas fazem as pessoas esquecerem de beber água e isso pode ser prejudicial a saúde. Deixar sempre um copo ou garrafa de água ao alcance de suas mãos pode ajudá-lo a lembrar de consumi-la. Mesmo que não sinta sede, beba pequenas porções de água, várias vezes ao dia.

– alguns alimentos são tidos como termogênicos, ajudando a aquecer o corpo, pois gastam mais calorias para serem digeridos. Entre eles está a canela. Agregá-la a algum prato, ou mesmo ingeri-la em forma de chá, é uma opção saborosa com benefícios anti-inflamatórios.

– outro termogênico bastante conhecido é o gengibre. Rico em vitamina C ele contém vitaminas B3 e B6. Pode ser consumido em variados pratos e também em forma de chá.

– os flavonoides, que são um antioxidante poderoso, capaz de fortalecer o sistema imunológico, podem ser encontrados nas uvas. Eles também aceleram o metabolismo e aumentam a sensação de corpo aquecido. Vale ingerir a uva in natura, sucos de uva concentrados e até mesmo uma taça de vinho.

Fontes: Minha Vida (link – Alimentação); GNT (link – Bem-Estar) Memorial Vera Cruz (Link – Blog); e Biomercado