Empoderamento de gênero é tema da “X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras”

Empoderamento de gênero é tema da  “X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras”

O Grupo Cene está presente na “X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras” que acontece em agosto, nas cidades de São José do Rio Preto e Votuporanga.
O tema do evento é: “Empoderamento de gênero e a livre expressão das diversidades. Literatura das mulheres em gênero, raça e etnia.” A “X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras” será realizada nos dias 09 e 10 de agosto através de uma parceria entre o Grupo Cene, o Riopreto Shopping e a Prefeitura Municipal de Votuporanga, com apoio da UBE (União Brasileira de Escritores), UNORP, Fatec Rio Preto, UNESP, UNIRP, Academia Riopretense de Letras e Diário da Região.
Em Rio Preto, as atividades do dia 09, acontecem no Riopreto Shopping, e no dia 10, no Cinema Cultural, em Votuporanga.
Todas as atividades são abertas e gratuitas.

A Jornada conta com participações especiais

* Adriana Carvalho – É líder para os Princípios de Empoderamento das Mulheres, responsável por promover o envolvimento e o avanço das práticas das empresas no empoderamento das mulheres e igualdade de gênero, ministra oficinas e palestras no tema, gerencia parcerias da ONU Mulheres com empresas e é membro de vários grupos que discutem igualdade de gênero. Formada em economia pela FAAP, com especialização na FGV e mestrado em administração de empresas no Insper. Sua dissertação de mestrado foi no tema de Mentoring.
* Sueli Noronha Kaiser – Presidente do Grupo CENE, enfermeira, primeira governadora do distrito 4480 – Rotary Club São José do Rio Preto. Empresa que conquistou o Selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, duas vezes ouro no Prêmio WEPs – princípios de empoderamento das mulheres. A empresária Sueli Kaiser apresentou case de sucesso em autonomia da mulher na perspectiva de erradicação da pobreza na Rio+20 e assinou termo de compromisso com a ONU em Cartagena na Colômbia de por fim à violência contra a mulher América Latina e Caribe.
* Lygia Fagundes Telles (presidente de honra da Jornada) – Escritora brasileira. Romancista e contista é a grande representante do movimento pós-modernismo. É membro da Academia Paulista de Letras, da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa. O estilo de Lygia Fagundes Telles é caracterizado por representar o universo urbano e por explorar de forma intimista a psicologia feminina.
* Isabel Ortega – Pedagoga, autora de teatro, diretora teatral, tradutora, coordenadora de eventos, gestora cultural de eventos internacionais. Conferencista de literatura y teatro. Formada em artes cênicas por escolas internacionais. Mentora e realizadora da Jornada Internacional de Mulheres Escritoras.

Empoderamento de gênero é tema de palestras

“Empoderamento de gênero e a livre expressão das diversidades. Literatura das mulheres em gênero, raça e etnia.” A “X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras” é tema de discussão. Acompanhe a programação.

Dia 09 – São José do Rio Preto
Das 10 às 13 horas –Riopreto Shopping – Sala Vip (avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363 – Jardim Morumbi)
* Abertura Oficial – Autoridades apresentação
* Apresentação da Jornada – Isabel Ortega
* Vídeo Institucional
* Fala Sueli Kaiser
* Mesa Redonda
Adriana Carvalho – ONU Mulher
Niminon Suzel Pinheiro e Claudia Nigro
Mediação: Edilene Gasparine
Encerramento – Homenagem a Lygia F. Telles

Das 13 às 14h30 – Intervalo

Das 14h30 às 17 horas – Hall do Rio Preto Shopping:
* Café Literário
* Exposição de livros das escritoras – poesia – intercâmbios.
* Lançamento do livro da escritora Cidinha D’Agostino – da jovem escritora Maria F. Zavanella Cruz e da mineira Magna Aspásia Fontenelle.

Dia 10 – Votuporanga
Das 10 às 13 horas – Cinema Cultural (rua Francisco Ramalho de Mendonça, 3112 – Jardim Alvorada):
* Abertura Oficial – Silvia Brandão Cuenca Stipp
* Apresentação da Jornada – Isabel Ortega
* Vídeo Institucional
* Fala Sueli Kaiser
* Fala/Homenagem a Lygia Fagundes Telles
* Mesa Redonda
Adriana Carvalho – ONU Mulher
Claudia Nigro e escritoras convidadas
Ângela Senra
Mediação: Edilene Gasparine

Das 13 às 13h30 – Encerramento

Faça Um Cometário

Your email address will not be published.