Festas de fim de ano: aproveite o cardápio diferenciado sem perder a saúde

Festas de fim de ano: aproveite o cardápio diferenciado sem perder a saúde

Com o Natal e Ano Novo é comum pensamos nas delícias servidas nessas festas típicas.

Mas como aproveitar sem exagerar no consumo calórico e mantendo a saúde e equilíbrio?

A primeira dica é manter a moderação. Para que isso seja possível é importante fazer escolhas, nada de querer provar tudo que esteja na mesa.

Também é necessário ficar atento ao tamanho das porções. Quantidades menores proporcionam variedade maior.

E claro, não é porque as festas acontecem com uma semana se intervalo que, nesse período, está liberado comer de tudo. Ter um tempo para desintoxicar o organismo entre uma festa e outra fará toda a diferença.

Lembre-se também que, em geral, é comum dormir poucas horas depois da ceia, então investir em pratos mais leves e de fácil digestão também é importante.

Festas de fim de ano

Listamos algumas opções que farão das ceias momentos de confraternização, boa mesa e saúde.

– Comece com uma boa salada. Folhas verdes frescas, legumes crus, vale também misturar alguma fruta da estação e até mesmo castanhas, que são uma excelente fonte de gordura boa. Para temperar, a sugestão leve e saborosa é um molho a base de iogurte desnatado.
– No prato principal pode ter uma porção de carboidrato, então faça a sua escolha: arroz, massa ou algum preparo com batatas. Para os que consomem carne, a melhor opção são as brancas. Se tiver peixe ou bacalhau, certamente será mais saudável. Outras sugestões são chester e peru. Um pedaço pequeno de lombo de porco também está liberado.
– Para a sobremesa a dica são as frutas frescas. Picolés de frutas podem ser outra sugestão para as noites e almoços de verão, mas sem exagero. A tradicional rabanada é rica em gordura e açúcar, e deve ser evitada, mas como a data pede a delícia, duas fatias é o máximo indicado.
– Para beber, que tal os sucos naturais, bem refrescantes e com as frutas da estação? Coquetéis sem álcool podem dar um colorido especial e saboroso às mesas. Mas como a data é festiva sabemos que existe a predileção por bebidas alcoólicas. Nesse caso opte por vinho tinto ou branco, assim como o tradicional espumante na virada do ano. Mas mantenha a moderação e, jamais se esqueça: se beber não dirija.
– Não se esqueça de tomar água. A bebida ajuda na hidratação e diminui a concentração de sódio dos alimentos no organismo.

Fontes – sites: Mundo Positivo; Jornal Extra; Viver na Boa e Dieta e Saúde.

Faça Um Cometário

Your email address will not be published.