fbpx
Hipertensão: bons hábitos alimentares, com ingestão de potássio e rotina de exercícios ajudam na prevenção

Hipertensão: bons hábitos alimentares, com ingestão de potássio e rotina de exercícios ajudam na prevenção

A hipertensão é uma doença crônica, ou seja, não tem cura apenas controle; e silenciosa, já que pode passar anos sem apresentar sintomas.

Quando os sintomas aparecem, geralmente são: dores de cabeça, vômito, falta de ar, agitação e visão borrada em decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.

A hipertensão faz o coração exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

O indicado é medir a sua pressão com frequência, a cada três meses seria o mais adequado e, havendo alterações, procurar um médico.

Medidas com valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg (14 por 09) são consideradas altas.

Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, vários fatores colaboram para a elevação da pressão arterial.

A hipertensão pode ser causada por: obesidade, sedentarismo, estresse, herança familiar e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O alto consumo de sódio, muitas vezes embutido em alimentos industrializados é um dos vilões quando se fala em hipertensão, isso acontece porque o excesso de sódio faz o organismo reter água, fazendo a pressão subir.

A Organização Mundial da Saúde calcula que a hipertensão é responsável por 51% das mortes por AVC – acidente vascular cerebral e 45% dos óbitos associados a doenças cardíacas.

No outro extremo do sódio está o potássio. Pesquisadores da Faculdade de Medicina Keck, que fica na Califórnia, Estados Unidos, concluíram recentemente que, a ingestão do potássio  é tão importante quando diminuir o consumo do sódio.

Para prevenir ou controlar a hipertensão, o limite de consumo é de 5 gramas ao dia de sódio, e no Brasil, cada pessoa chega a consumir até 12 gramas.

Já a indicação de consumo de potássio é de 4,7 gramas por dia. São algumas opções ricas no mineral: banana, goiaba vermelha, repolho roxo, leite de vaca, agrião, milho e extrato de tomate.

Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018) apontam que 24,7% da população que vive nas capitais brasileiras afirmaram ter diagnóstico de hipertensão.

 

Prevenção e Tratamento

A prevenção e o tratamento da hipertensão são fundamentais, afinal, ela pode levar a levar a morte, pois é responsável por 60% dos infartos e 80% dos AVCs (acidente vascular cerebral).

O tratamento é medicamentoso, e inclui também mudança de hábitos focada em maior qualidade de vida.

O Sistema Único de Saúde oferece, gratuitamente, medicamentos para o controle da hipertensão.

Alguns comportamentos são bastante eficazes quando o assunto é prevenir a hipertensão:

  •   pratique atividades físicas (150 minutos semanais);
  •   mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
  •   adote uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras e com pouco sal;
  •   reduza o consumo de álcool;
  •   deixe o cigarro;
  •   evite o estresse; e
  •   siga as orientações do seu médico.

 

 

Fontes: Blog da Saúde/Ministério da Saúde; Revista Saúde; Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira de Hipertensão; e R7 (link – Saúde).