Autoconhecimento: já parou para pensar o quanto você sabe sobre você?

Autoconhecimento: já parou para pensar o quanto você sabe sobre você?

Já se perguntou se você realmente se conhece? A resposta pode parecer óbvia: claro que me conheço, mas o autoconhecimento é um pouco mais complexo que isso.

Parece fácil dizermos se preferimos o verão ou inverno, o nosso prato preferido, mas o autoconhecimento vai além, é o exercício de harmonizar o interno com o externo.

É ter consciência de quem se é de verdade, identificando seus pontos positivos e negativos, e assim ser capaz de mudar aquilo que te incomoda.

Se por um lado o que fazemos é resultado do que somos, é fundamental identificar se as atitudes que tomamos são para nos agradar, ou agradar os outros.

Investir em autoconhecimento é conseguir visualizar as cargas que nos obrigamos a carregar, e até onde ela realmente faz sentido para nossas vidas.

Decisões conscientes

A verdade é, perdemos tanto tempo tentando entender o mundo e as outras pessoas e esquecemos que quando entendemos a nós mesmos tudo ganha novo sentido.

Através do autoconhecimento conectamos dois campos: o pessoal e o profissional. Um exemplo clássico é aquela pessoa que se diz insatisfeita com seu trabalho, e mesmo mudando de empresa muitas vezes, continua reclamando.

Acontece que, é muito comum as pessoas estarem fazendo algo que elas não se identificam, até por não terem consciência de suas reais habilidades, o que só é possível descobrir pelo autoconhecimento.

Ter a oportunidade de tomarmos decisões conscientes é uma das chaves que proporciona as coisas fazerem sentido.

Mas como buscar o autoconhecimento? Talvez respondendo algumas perguntas sobre você mesmo, questões simples nas quais nunca parou para pensar, abaixo temos um questionário para ajudá-lo nesse início de reflexão.

Para os que querem investir de fato no autoconhecimento, ressignificar e dar um novo sentido sua vida, a dica é procurar o auxílio de um psicólogo, existem vários profissionais capacitados, que atuam em linhas diferenciadas, e certamente poderão ajudá-lo nessa sua busca por você.

Autoconhecimento

Investir em um processo de autoconhecimento é ampliar sua consciência.

É comum nos entregarmos às demandas alheias sem fazermos muitas restrições e depois reclamamos que não estamos confortáveis com os padrões que nos são impostos, mas esquecemos que, na maioria das vezes a cobrança parte de nós mesmos.

Algumas possibilidades que o autoconhecimento proporciona:
– Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
– Descobrir nossa própria vocação, seja ela profissional ou pessoal;
– Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
– Valorizar as próprias competências e habilidades; e
– Deixar de ter medo das coisas e das pessoas.

Responda e reflita

Volte a si mesmo e responda de forma sincera as questões abaixo. Talvez essas respostas tragam informações sobre você, que antes que não tinha.
– O que o deixa feliz?
– O que você mais admira em si mesmo?
– Sente-se incomodado com comentários alheios a seu respeito?
– Qual é a sua maneira de ver a vida: positiva ou negativa?
– Quais são as suas expectativas e desmotivações?

Fontes: sites – Psicologia Viva; Mais Equilíbrio; Eu Sem Fronteiras; Psicólogos Berrini; e Psicólogo e Terapia.

Faça Um Cometário

Your email address will not be published.