fbpx
Como está a saúde do seu coração?

Poucas vezes a gente se dá conta, mas ele está lá, trabalhando incansavelmente, 24 horas por dia, 30 dias por mês, durante toda a nossa vida. Nosso coração é um dos órgãos mais importantes para manter o restante do corpo em perfeito funcionamento, mas mesmo assim nem sempre cuidamos tão bem dele quanto merecido.

Por isso, 29 de setembro foi a data escolhida como Dia Mundial do Coração, para que ao menos uma vez no ano, todos se lembrem de cuidar melhor desse obstinado músculo, símbolo do amor e da vida.

Geralmente o coração só dá sinais de fadiga quando o quadro já está num nível bastante avançado, mas é preciso adotar hábitos saudáveis de cuidados, como alimentação balanceada, manter o peso corporal em um nível saudável, praticar atividade física regularmente, cuidar do colesterol, entre outros.

Como está a saúde do seu coração?

A seguir algumas perguntas que podem ajudar nos cuidados com o seu coração. As suas respostas a essas perguntas simples podem indicar se seu coração está batendo feliz para te manter vivo, ou está sendo maltratado.

1ª – Sua alimentação é saudável, ou seja, você come frutas, verduras, legumes variados diariamente e evita gorduras e alimentos processados?

2ª – Exercícios físicos fazem parte do seu dia a dia, mesmo que de forma leve como subir escadas, ir a pé ao supermercado, etc.?

3ª – Você fuma? Consome álcool em grande quantidade?

Se para as duas primeiras perguntas a resposta foi “sim” e “não” para a terceira, parabéns! Seu coração tem grandes chances de continuar trabalhando para te manter vivo por muito tempo ainda. Agora, se as respostas foram contrárias, é fundamental rever seus hábitos o quanto antes.

E não se esqueça de consultar um médico cardiologista e fazer exames periódicos para saber como anda a saúde do seu coração.

Fonte: Sua Saúde