fbpx

Dentes bonitos e saudáveis são sinônimo de saúde

Dentes bonitos e saudáveis podem dizer muito sobre nossa saúde bucal e higiene. Tão importante quando manter a beleza e a saúde bucal é saber que isso também significa que podemos evitar outras doenças cuidando corretamente dos dentes.

 

Os primeiros passos começam pela escovação, que deve ser feita, no mínimo, três vezes por dia, após as principais refeições. O uso do fio dental também precisa ser constante, pois ele é capaz de alcançar lugares que a escova pode não conseguir. São cuidados simples, que devem ser feitos diariamente e evitam, num primeiro momento, cáries e mau hálito. Problemas que já trazem incômodo e desconforto, e que também podem se agravar e provocar doenças mais sérias.

 

Apenas um dentista pode identificar problemas mais graves relacionados à saúde bucal, e as visitas devem ser periódicas. O ideal é ir ao dentista pelo menos a cada 6 meses para fazer a limpeza dos dentes.

 

Quando se fala em evitar outros problemas de saúde, estudos revelam que pessoas com cardiopatia podem ter a doença agravada, quando não cuidam bem da saúde da boca. É que uma gengiva inflamada pode ser a porta de entrada para bactérias e outros organismos que entram pela corrente sanguínea, atingindo o coração e as artérias.

 

A periodontite também pode agravar os casos de Alzheimer. Um estudo publicado pela Alzheimer’s Association, nos Estados Unidos, revelou que a bactéria causadora da periodontite crônica pode se mover da boca para o cérebro. Estão também nessa lista o câncer, osteoporose, ansiedade, entre outras doenças.

 

Fonte: Minha Vida