Tirar férias não é um luxo, mas uma necessidade.
O corpo e a mente humana precisam de um período de descanso, longe da rotina, para assim poderem se recompor e aliviarem a tensão acumulada por meses.
Com a pausa das férias as ideias fluem melhor, a criatividade aflora e a vontade de realizar novos projetos cresce.
O Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional publicou no Jornal Americano de Epidemiologia um estudo que aponta que, pessoas com carga horária de trabalho diário superior a oito horas, têm 40% mais chances de sofrer alguma doença do coração.
Os malefícios para a saúde oriundos do estresse provocado pelas exigências diárias diminuem a qualidade do sono, causam irritabilidade e outros fatores associados aos problemas cardíacos.
Melhora a produtividade
Já um estudo inglês concluiu que após alguns dias de folga, o desgaste físico e emocional é deixado para trás e o bem-estar proporcionado pelos momentos de lazer melhoram o desempenho nas atividades profissionais, a qualidade do sono e a disposição física por até seis meses depois do retorno.
Mas não e apenas isso, tirar férias é um direito do trabalhador, constitucionalmente protegido, e um dever do empregador de conceder ao empregado, após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, 30 dias de descanso sem prejuízo da remuneração.
Por estar relacionada à saúde, as férias não podem ser suprimidas nem mesmo por vontade própria, devendo ser usufruído no mínimo 1/3 do período a cada ano.
É importante ressalta também que as férias podem trazer um bom resultado ao empregador, ou mesmo empresa, pois o cansaço excessivo deixa a pessoa menos produtiva.
Junto com o cansaço vem o estresse da convivência, e o desgaste do cotidiano com os colegas de trabalho, onde a irritabilidade e o mau humor ficam mais frequentes.
Quem não tem a capacidade para se afastar do trabalho pode enfrentar sintomas de esgotamento. Enxaquecas, ansiedade e até depressão podem vir da falta de descanso.
Férias
Aproveite seu período de férias para sair da rotina, e aqui vale a escolha que lhe der mais prazer. Muitas vezes, coisas aparentemente simples proporcionam uma satisfação enorme.
Passar férias em família, ou com um grupo de amigos, ajuda a reforçar os vínculos.
Mas viver esse momento sozinho também tem seu lado positivo, pois está aliado ao autoconhecimento.
Especialistas afirmam que o afastamento das preocupações relacionadas com o trabalho não é imediato, então para que as férias sejam mais que um descanso pontual deve durar ao menos duas semanas.
Fontes – sites: Universia Brasil; JusBrasil; Minha Saúde Hapvida; Viajali e Ekonomista.


Faça Um Cometário