Inverno: acompanhe dicas para usar no dia a dia e manter o ambiente saudável

Inverno: acompanhe dicas para usar no dia a dia e manter o ambiente saudável

Com a chegada do período mais frio do ano, é comum as pessoas buscarem ambientes mais acolhedores, e muitas vezes fechados, para passarem a maior parte do tempo.

Por outro lado, é preciso redobrar os cuidados para que esses espaços estejam devidamente limpos, e assim evitar problemas de saúde.

Veja as dicas que selecionamos abaixo e deixe sua casa, ou ambiente de trabalho, quentes e saudáveis para os dias frios.

 

  •   Para evitar que vírus e bactérias tomem conta do ambiente, é preciso mantê-lo arejado. Abra as janelas e cortinas, deixe o sol entrar, sempre que possível, isso fará com que aconteça a troca de ar e o ambiente fique saudável.
  •   Mantenha o ambiente livre de pó. Faça a limpeza de móveis, utensílios e piso com um pano úmido, se possível, três vezes por semana. Nessa época é comum alergias respiratórias atacarem, e manter distância do pó, ajuda a evitar as crises.
  •   Em várias partes do Brasil as baixas temperaturas chegam junto com muita umidade. Isso pode ocasionar mofo, especialmente nas chamadas partes molhadas, como cozinha e banheiro. Para limpar esse tipo de mancha dos azulejos e rejuntes, esfregue metade de um limão sobre a área afetada e depois enxágue com água. Caso o mofo tenha relação com vazamentos, é preciso chamar um especialista para fazer o reparo.
  •  Tapetes, cortinas e tudo que possa acumular ácaros precisam de cuidados especiais, por isso, devem ser lavados regularmente. O ideal é que as peças sequem ao sol, e voltem aos seus lugares apenas depois de não terem mais nenhuma umidade.
  •  O sol funciona como um bactericida natural, sendo uma poderosa arma contra ácaros. Cobertores, mantas e edredons, além dos casados pesados ou de lã, que ficaram guardados por meses, devem ir do armário para o sol, antes de serem colocados em uso. Esse efeito arejado também pode ser aplicado nos travesseiros e colchões, sempre que possível.
  •  Assim como o ar condicionado, lareiras e aquecedores também deixam o ar mais seco. Para solucionar esse problema, coloque um recipiente com água no ambiente, o que devolve a umidade natural.
  •  Caso as roupas tenham manchas de mofo, uma dica é usar o vinagre para removê-las. Com a ajuda de uma escovinha, passe delicadamente vinagre branco sobre a mancha, e deixe o produto agir por 15 minutos. Espalhe água quente por cima e deixe secar. Depois lave a peça normalmente.

 

Fontes: G1; Claudia (link – Sua Vida); IG (Delas); e Contrubel Mais.