Socorristas devem zelar pela segurança de toda a equipe  durante a remoção e atendimentos

Socorristas devem zelar pela segurança de toda a equipe durante a remoção e atendimentos

O dia 11 de julho é dedicado aos socorristas. A equipe de socorristas geralmente é formada por paramédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias, todos treinados para fornecer atendimento pré-hospitalar em ambientes diversos, até que a pessoa socorrida possa ser levada a um pronto atendimento hospitalar.

“O socorrista é um dos principais responsáveis pela segurança de toda equipe durante as remoções e atendimentos, por meio de sua destreza na direção das ambulâncias, além de auxiliar na execução de alguns procedimentos junto à equipe de enfermagem”, explica Marcelo Henrique, gerente operacional do SAM – Serviço de Atendimento Móvel.

A Cenemed, empresa do Grupo Cene, conta com equipe de socorristas altamente capacitada, para uma série de funções que são: realizar o transporte dos pacientes e trabalhadores com as Unidades Móveis nos atendimentos de urgências e emergências; auxiliar o profissional de enfermagem no processo de imobilização, remoção e transporte de pacientes; assistir pacientes dispensando-lhes cuidados simples de saúde, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde; efetuar o check-list da Unidade Móvel conforme as políticas de controle de manutenção preventiva dos veículos; preencher planilha com as informações de KM, horário da utilização, controle de abastecimento, da unidade móvel utilizada; e realizar a manutenção e limpeza do veículo.

Se você pensa em ser um profissional desse segmento, Marcelo Henrique pontua algumas habilidades que são fundamentais. Fique atento:

  •   Buscar o constante desenvolvimento pessoal e o aumento de seus conhecimentos profissionais.
  •   Contribuir com todos os meios a disposição, para a melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços e produtos, redução de gastos e o aumento da rentabilidade.
  •   Cumprir prontamente as ordens superiores, desde que atendam às regras, leis, normas de conduta e regulamentos adotados pelo Grupo Cene (ou empresa onde irá atuar).
  •   Cumprir, de acordo com as normas da empresa, as tarefas do seu cargo, com critério, segurança e rapidez, mantendo-as sempre em boa ordem.
  •   Executar outras tarefas correlatas às acima descritas, a critério de seu superior imediato.
  •   Possuir CNH D e formação em condução de veículos de emergência.