Quando falamos em prevenir os mais variados tipos de câncer, o foco central é reduzir os riscos de ter a doença.
Para isso pegamos como base pessoas sadias que, se tomarem determinados cuidados, diminuirão consideravelmente o risco de desenvolverem um câncer.
A prevenção inclui, basicamente, a adoção de uma vida saudável, com bons hábitos alimentares e comportamentais.
Tabagismo
Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, o tabagismo tem relação com vários tipos de câncer, entre eles: pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias.
Além disso, o tabagismo é responsável por aproximadamente 30% das mortes por câncer, de maneira geral.
Fumantes chegam a ter 20 vezes mais chances de ter câncer no pulmão do que não fumantes.
Não há limite seguro para o uso do tabaco.
Alimentação/obesidade
A alimentação inadequada aparece como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida.
Ela é responsável por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.
Caso a população adotasse uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, mantendo o peso corporal adequado, aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados.
Prevenir a obesidade diminui o risco de vários tipos de câncer que estão associados ao sobrepeso, como: esôfago, estômago, pâncreas, vesícula, intestino, mama e ovário.
O excesso de gordura no corpo provoca um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem causar danos às células, provocando ou acelerando o surgimento da doença.
Hábitos sexuais
Alguns vírus cancerígenos são transmitidos sexualmente, por isso é fundamental o uso do preservativo.
De acordo com o Inca, a precocidade do início da vida sexual, bem como a variedade de parceiros, estão relacionados ao maior risco de câncer do colo do útero.
Outra forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível na rede pública para as meninas entre 09 e 14 anos; e meninos de 11 a 14 anos.
Álcool
Estudos mostram que o consumo de bebidas alcoólicas, em quaisquer quantidades, pode causar o desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama (pré e pós-menopausa).
Já a combinação de álcool com tabaco aumenta a possibilidade do surgimento das doenças citadas.
Também faz parte da prevenção do câncer
– fazer exames preventivos de acordo com a orientação do seu médico;
– evitar exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, além de usar protetor solar, óculos e bonés; e
– estar atendo ao que respira em seu ambiente de trabalho. Alguns agentes podem provocar câncer (por inalação com contato direto), os mais comuns são: amianto; aminas aromáticas, agrotóxicos; formaldeído; benzeno.
Fonte – INCA – Instituto Nacional de Câncer
Faça Um Cometário