Grupo Cene apóia segundo evento Março Azul em Rio Preto

Grupo Cene apóia segundo evento Março Azul em Rio Preto

O Grupo Cene foi um dos apoiadores da “2ª Caminhada Março Azul” que aconteceu no dia 25 de março, às 09 horas, no Lago II da Represa Municipal de Rio Preto.

A Cene Distribuidora/Coloplast, Cenemed e o Kaiser Hospital Dia foram alguns dos patrocinadores do evento, que visa a prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal.

A realização do evento é da Associação dos Ostomizados de Rio Preto e região (AORP)  e integra o Movimento Internacional de Prevenção ao Câncer Colorretal.

Março Azul 

Março Azul é um movimento internacional de conscientização quanto a importância da prevenção ao Câncer Colorretal. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente.

Estima-se que em 2018 sejam registrados 36.360 casos da doença, sendo 17.380 em homens e 18.980 em mulheres.

Mudança no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre), desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação são sinais de alerta.

Pessoas com mais de 50 anos que apresentem anemia de origem indeterminada e suspeita de perda crônica de sangue no exame de sangue devem fazer endoscopia gastrintestinal superior e inferior.

Também pode ocorrer perda de peso sem razão aparente, cansaço, fezes pastosas de cor escura, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar. Diante desses sintomas, procure orientação médica.

Confira fotos do evento

Faça Um Cometário

Your email address will not be published.