Fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes

Fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes

A fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes.Se a falta de uso dos músculos causa lesões, o excesso de uso também pode causar. É para evitar que o esportista sofra uma lesão, promovendo um melhor desempenho e rendimento nos treinos e competições.

É importante ressaltar que cada esporte exige um tipo de trabalho preventivo, baseado nos grupos musculares utilizados. Também é fundamental avaliar as características físicas do atleta e as lesões as quais está mais sujeito.

Fisioterapia nos esportes

Entre as técnicas que podem ser usadas estão: alongamento e terapia manuais como osteopatia, termoterapia, eletroterapia e crioterapia (gelo).

Idade, gênero, lesões prévias, condicionamento físico, flexibilidade e força muscular do esportista também precisam ser avaliadas.

A partir disso serão definidas as estratégias de prevenção.

Além disso, são indicados exercícios para fortalecer os músculos de estabilização central, conhecidos como core, buscando melhorar a função dos membros e evitar a instabilidade articular e alterações biomecânicas.

O principal no trabalho de fisioterapia preventiva com atletas é: diminuir os riscos de lesão, e levá-lo a ganhos de performance.

Fisioterapia e qualidade de vida

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psicofísico-social para promover melhoria de qualidade de vida.

Aliar fisioterapia e qualidade de vida ao cotidiano é prevenir problemas, que podem causar incômodos, dores e até mesmo lesões.

A fisioterapia aplicada de forma preventiva tem conseguido bons índices de diminuição do afastamento de trabalhadores de suas funções, e também está sendo muito utilizada entre os atletas para prevenir lesões, além disso, pode ser aplicada a todos, independente da idade e da atividade.

Para o público idoso também é capaz de oferecer bem-estar, proporcionando uma vida mais ativa e saudável.

Prevenir é promover saúde

A fisioterapia preventiva é composta de exercícios de alongamento, relaxamento e respiratórios, que devem ser praticados todos os dias.

Estes exercícios visam relaxar a musculatura, aumentar a flexibilidade e a disposição ao longo do dia.

E mais, esse segmento da fisioterapia consegue combater doenças como: hipertensão, diabetes, osteoporose, tendinite, doenças cardíacas e respiratórias, artrose, hérnia de disco e bursite. Ajuda a melhorar a flexibilidade, equilíbrio, coordenação, concentração e postura.

Pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, depressão, dores nas articulações e músculos também podem obter melhoria através da fisioterapia preventiva.

Ela não tem contraindicações, mas deve ser orientada e acompanhada por um profissional fisioterapeuta capacitado. Assim como a consulta médica é indispensável.

Lembre-se que: prevenir é promover saúde.

Faça Um Cometário

Your email address will not be published.