ONU Mulheres Brasil: Grupo Cene é destaque em cartilha

ONU Mulheres Brasil: Grupo Cene é destaque em cartilha


A ONU Mulheres Brasil e a Rede Brasil do Pacto Global desenvolveram em conjunto a cartilha “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, que traz um conteúdo amplo sobre o tema e várias ações desenvolvidas pelas empresas do Grupo Cene.

O objetivo da publicação é apresentar os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Principles Empowerment – WEPs), com exemplos e sugestões de como alcançar e medir progresso.

A proposta é oferecer uma vitrine de boas práticas para as organizações que estão dando seus primeiros passos na construção de um ambiente de equidade, reconhecer e oferecer novas ideias e conhecimentos às tantas empresas que já evoluíram muito nesse trabalho.

ONU Mulheres Brasil

Segundo a ONU Mulheres Brasil, os princípios do empoderamento feminino são:

1 – Estabelecer liderança corporativa de algo nível para a igualdade de gênero;
2 – Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3 – Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
4 – Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5 – Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
6 – Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária.
7 – Meditar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Citações

No tópico que traz “educação e formação”, a definição do princípio é adotar a educação como recurso estratégico na remoção de obstáculos à igualdade de gênero da própria organização e também para superar desafios pessoais apresentados pelas funcionárias.

A Home Care Cene Hospitalar é citada com uma empresa que oferece capacitações exclusivas para mulheres para o desenvolvimento de suas habilidades de liderança e aumento das chances de ocuparem posições de comando. Além disso, a Home Care se destaca por oferecer aceleração de carreira, específica para mulheres, por meio de programas de coaching.

O capítulo “desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de fornecedores e de marketing”, é definido como as empresas que têm um grande potencial de promoção de igualdade de gênero por meio da sua relação com fornecedores e fornecedoras e também dos padrões comportamentais e culturais que promovem em suas campanhas de marketing.

Aqui a Home Care Cene Hospitallar aparece por possuir em seus contratos de fornecimento, cláusulas explícitas sobre a não discriminação e a garantia dos direitos das mulheres; e também porque incluem a igualdade de gênero como tema nos treinamentos oferecidos a fornecedoras.

Liderança comunitária e envolvimento

Já o tópico de “liderança comunitária e envolvimento” traz como definição: a empresa pode usar sua influência para reforçar a importância do empoderamento das mulheres como mecanismo de promoção de avanço econômico para toda a sociedade. Dentro desse contexto a Home Care Cene Hospitallar mentora grupos de jovens mulheres, como o Meninas Empreendedoras.

Por fim, o princípio “transparência, medição e relatórios” traz como definição que: para melhorar constantemente seu cenário de igualdade de gênero, a empresa deve estabelecer metas quantitativas e monitorá-las com frequência pré-determinada.

A Home Care Cene Hospitallar se destaca por analisar todos os seguintes indicadores desagregados por sexo: salários, proporção de cargos ocupados, número de pessoas elegíveis a serem promovidas, promoções e acesso a treinamentos e capacitações profissionais.

Baixe a cartilha:

Clique Aqui

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.