Sustentabilidade: Grupo Cene faz parceria com o “Muda que a cidade Muda”

O Grupo Cene tem compromisso com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Com o objetivo de realizar ações práticas, fez uma parceria com o “Muda que a cidade Muda”.

O Grupo Cene sabe que uma cidade arborizada é importante para saúde e bem-estar de seus habitantes, então participar ativamente de um projeto que está alinhado com seus objetivos sociais e ambientais é muito importante.

Além de parceiro econômico, mantemos o compromisso de participar ativamente como voluntários no plantio.

Para isso, os colaboradores e colaboradoras do Grupo Cene poderão atuar como voluntários nos plantios agendados, podendo levar familiares e amigos que queiram participar. A intenção é que todos possam viver uma experiência muito positiva de contato com a natureza, participando da reconstrução do meio ambiente e tornando a cidade mais arborizada, proporcionando mais saúde e bem-estar para todos.

 

Muda que a cidade Muda

O “Muda que a cidade Muda” é um projeto de comunidade e, como tal, envolve a participação de todos. Essa tríade: governo, sociedade civil e iniciativa privada é capaz de promover grandes transformações e é isso que é proposto.

Nascido em julho de 2016 com o objetivo de arborizar São José do Rio Preto, o “Muda que a cidade Muda” foi uma iniciativa de Fernanda Sanson, que ao se incomodar com a desertificação de muitas áreas na cidade decidiu pensar e escrever um projeto para arborizá-la. Partiu em busca de parceiros e, esse movimento, de lá para cá, cresceu muito.

Em 2017 já com um grupo mais consolidado fundou-se o Instituto Mudar, uma organização social que tem como missão promover a educação sustentável para mudar realidades.

O que se pretende é, até 2030 plantar 1,5 milhão de árvores, que é o déficit de arborização do município, capacitar cinco mil pessoas e transformar a educação ambiental como política pública.

O Instituto Mudar age com responsabilidade em suas ações, transparência nos resultados, alegria nas relações e sustentabilidade no ser.

Hoje conta com uma rede de 200 voluntários que monitoram a cidade e informam o que acontece com as árvores, como por exemplo, podas  drásticas e erradicações.

O Instituto Mudar mantém uma relação muito próxima com o governo e através deste canal, informa aos órgãos competentes ações de vandalismos com as árvores.

Atualmente são 17 prestadores de serviço em regime de penas alternativas numa parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que auxiliam nas manutenções das árvores.

Para que a meta de plantio seja alcançada é preciso que cada rio-pretense plante três árvores.

Essa atitude levará São José do Rio Preto ao patamar das melhores cidades do mundo, resolvendo um problema sério que temos com relação a qualidade do ar, gerando saúde e qualidade de vida para todos.

 

Plantios

O próximo plantio acontece no dia 15 de dezembro. Será a segunda etapa realizada no Distrito Ulysses Guimarães. Na primeira foram plantadas 80 árvores.

Para celebrar o último plantio do ano será realizado um grande evento, onde o plantio será feito a partir das 16 horas, para aproveitar o pôr do sol, e também terá muita música e atividades para as crianças, biodanza e yoga.

Estar no Distrito Ulysses Guimarães é ainda mais significativo para o Grupo Cene, pois lá está sua nova unidade, e poder contribuir diretamente com a arborização desse novo local de trabalho é extremamente gratificante.