Saborosos e nutritivos: legumes e verduras trazem uma série de benefícios ao nosso organismo

Saborosos e nutritivos: legumes e verduras trazem uma série de benefícios ao nosso organismo

Investir em um prato variado e colorido é um dos segredos para manter a boa saúde.

Aliado ao verão e tentando escapar das opções cheias de calorias que acabam visitando as mesas nas férias e festas de fim de fim, legumes e verduras compõem um cardápio saboroso, equilibrado e cheio de vitaminas.

São consideradas verduras os alimentos em que a parte comestível são as folhas, flores ou hastes, como alface, repolho, agrião, rúcula e couve.

Legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes como feijão, lentilha, arroz e abóbora.

Quando a parte comestível cresce embaixo da terra, como cenoura e beterraba, eles são chamados de raízes.

 

Benefícios

Conheça alguns benefícios oferecidos por legumes e verduras, e desfrute:

  •   A elevada percentagem de fibra em vegetais ajuda a manter o aparelho digestivo tonificado. Os vegetais são abundantes em fibra dietética solúvel, bem como insolúvel, conhecido como polissacarídeos não amiláceos (NSP).
  •   Por terem grande concentração de água, costumam ser livres de gordura e terem baixas calorias.
  •   As folhas verdes são ricas em magnésio, tem baixo índice glicêmico e uma porção diária ajuda a diminuir os riscos de diabetes.
  •   A vitamina K, muito presente em vegetais verdes, evita problemas de ossos.
  •   Vegetais verdes têm altos níveis de betacaroteno (também presente na cenoura e beterraba) que melhoram a função imunológica consideravelmente, pois é convertido em vitamina A.
  •   O licopeno, presente nos tomates, protege a saúde dos olhos.
  •   A couve-manteiga aparece como boa opção para os vegetarianos, pois possui ferro e proteína, além de vitamina A e ácido fólico.
  •   O espinafre é rico em ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B. Seu consumo é importante para combater a anemia, desnutrição e cansaço.
  •   Fonte de vitamina A, o espinafre é rico em cálcio, ácido fólico, vitamina C e sais minerais (iodo, enxofre, fósforo). Bom para a digestão e vias respiratórias.
  •   Na luta contra a anemia uma aliada é a beterraba que traz as vitaminas B1, B2, B5, C, potássio, cálcio e alto teor de ferro.
  •   O quiabo também é um bom concentrador de proteínas, além de rico em vitamina A e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo e cobre, ajudando na formação dos ossos, dentes e sangue.

 

Escolha Certa

Ao comprar verduras e legumes certifique-se que eles estão saudáveis e fresquinhos.

Algumas dicas relevantes são:

  •  cebola: deve estar com a casca intacta, sólida e sem brotos. Evite as que estão murchas e as que possuem machucados, o que indica um possível ataque de pragas.
  •  batata: a presença de pontos pretos pode indicar infestação por bactérias; já a coloração esverdeada geralmente é causada por solanina, que é produzida pela própria batata mas é prejudicial à saúde.
  •  tomate: evite os que apresentam furinhos externos, pois podem ter larvas dentro. Se ele não tiver coloração uniforme, cuidado, isso pode indicar infecção por fungos.
  •  alface: as manchas podem indicar doenças causadas por fungos e bactérias. Procure as com coloração viva, uniforme e que estejam “crocantes”. Quando está murcha, pode indicar que já estava envelhecido. A dica também vale para outras folhas.

 

De forma geral, fique sempre atento ao aspecto geral, com cor uniforme, sem machucados na casca/pele e que estejam firmes.

E para que não estraguem quando já estão na sua casa, a dica é comprar em pequenas quantidades, para que sejam usados rapidamente.

 

Fontes: Tua Saúde (link – Dieta e Nutrição); Uol (link – Viva Bem); Agro Saber; Aracaju Shopping Virtual