fbpx

5 dicas para melhorar a sua dieta

5 dicas para melhorar a sua dieta

Que ter uma alimentação balanceada é essencial para uma vida saudável, todo mundo sabe. O que muita gente não sabe é que dá para melhorar – e muito! – a nossa dieta com atitudes simples, mas capazes de transformar nossa saúde, disposição, bem-estar e, principalmente, aumentar a qualidade de vida.

Confira cinco dicas práticas para adotar já!

 

1 – Evite temperos prontos

Temperos industrializados podem ser práticos porque já vêm pronto, mas possuem grande quantidade de sódio e outras substâncias altamente inflamatórias. Uma alternativa saudável é temperar os pratos com ervas naturais e nutritivas, como alecrim, manjericão, orégano, salsinha, cheiro verde e pimenta.

2 – Coma sem pressa

Alimentar-se de forma calma e consciente é fundamental para que o cérebro tenha tempo de perceber os sinais de saciedade. Mastigar bem os alimentos facilita muito o processo de digestão e absorção dos nutrientes, além de evitar dores de estômago, azia e mau funcionamento intestinal. Especialistas afirmam que 20 minutos é o tempo mínimo para realizar cada refeição.

3 – Beba muita água

Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Quando não bebemos a quantidade suficiente de água, o intestino tente a ficar preso, a pele irritada, podendo até surgir dores de cabeça. A tecnologia pode nos ajudar a beber mais água com aplicativos gratuitos que nos lembram a cada hora. Escolha o mais adequado para você!

4 – Descasque mais, desembrulhe menos

Comida boa é comida de verdade! Por isso, prefira alimentos frescos, como carnes, ovos, frutas, verduras e legumes, a alimentos processados, como macarrão, embutidos, bolachas, biscoitos e outros.

5 – Faça intervalos regulares entre as refeições

Uma dieta equilibrada deve ser regular, por isso evite passar horas em jejum. Alguns especialistas defendem que devemos comer a cada 3 horas, mas isso não é um consenso. Na dúvida, consulte um nutricionista ou nutrólogo, ou simplesmente “ouça” o seu corpo, se alimentando quando tiver fome.

Fonte: Minha Vida