Quer dormir bem? Veja algumas dicas que fazem toda a diferença

Quer dormir bem? Veja algumas dicas que fazem toda a diferença

Quer dormir bem? Veja algumas dicas que fazem toda a diferença.

Falta de sono, dificuldade para adormecer, acordar várias vezes durante a noite, enfim, na maioria dos casos é fácil perceber quando não temos um sono de qualidade.

Ter uma noite difícil, vez ou outra, é comum, mas quando isso se torna rotina pode acabar prejudicando sua saúde e qualidade de vida.

Dormir bem

Quem não dorme bem sente dificuldades de se concentrar no dia seguinte, pode ficar sonolento, indisposto e improdutivo, entre outras coisas.

Para ajudá-lo a ter um sono de qualidade, listamos algumas dicas.

Mas lembre-se, se os sintomas persistirem, é indicado procurar um profissional de saúde para melhor orientá-lo.

Para ter um sono de qualidade

– mantenha uma rotina quanto ao horário de dormir: tente sempre dormir e acordar no mesmo horário, inclusive aos finais de semana. Sempre que possível, durma entre oito e nove horas diariamente;

– organize o ambiente: mantenha a cama arrumada para que seja mais aconchegante. Apague as luzes, deixando apenas um abajur ligado, assim o corpo entende que é hora de dormir e relaxa. Evite ter barulho no ambiente, e se for necessário utilize um protetor de ouvidos.

– deixe os aparelhos eletrônicos longe: desligue TV, computador e celular quando estiver se preparando para dormir, eles excitam o cérebro e atrapalham o sono.

– ler pode ajudar: ler antes de dormir pode ajudar a relaxar, mas esteja atento para uma literatura que não traga tensão nem estresse.

– atente-se para a hora de malhar: fazer exercício regularmente é necessário para manter a boa saúde, mas ele costuma ser estimulante, então evite praticá-los três horas antes do sono.

Preste atenção nestes detalhes

– anote seus compromissos: nada de querer guardar seus afazeres do dia seguinte na cabeça, isso não deixa sua mente descansar. Anote tudo e relaxe.

– cuidado com o café, álcool, cigarro e alimentos: o café e a nicotina do cigarro são estimulantes e atrapalham o sono, evite o consumo até oito horas antes de dormir. Bebida alcoólica pode dar a sensação de relaxamento, mas o sono se mantém leve e a pessoa tende a acordar assim que o efeito passar. Além disso, nada de comer coisas pesadas antes de dormir, opto por alimentos leves e em pequenas porções.

– cochilo: cochilar entre 10 e 30 minutos após o almoço é o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno. Já o sono prolongado, ou o cochilo no final do dia, podem atrapalhar o sono da noite.

– banho quente: um banho relaxante, com água morna, antes de dormir, induz ao relaxamento e irá deixá-lo sonolento.

Fontes: Tua Saúde (link – Distúrbios do Sono); Boa Forma (link – Estilo de Vida); e Melhor com Saúde.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.