Verão, férias e sol:  uma combinação perfeita que exige moderação e cuidados com a pele

O sol traz uma série de benefícios para a saúde e sem ele não haveria vida na Terra.

Mas é preciso lembrar que, quando usado de forma adequada, pode causar danos graves, por isso é importante vários cuidados com a pele.

Verão no Brasil, um país tropical onde muitas pessoas usam as férias de janeiro para aproveitar o mar, as piscinas e o sol, porém, é fundamental ter moderação.

Quando abusamos da exposição solar sem a devida proteção corremos o risco de queimaduras, envelhecimento e câncer de pele, alergias, baixa imunológica e até problemas oculares.

Filtro Solar

O filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo que seja inverno ou esteja chovendo, mas no verão ele é ainda mais importante, devido a termos uma exposição solar maior.

O indicado é optar por produtos com fator de proteção solar 30, ou superior, e que ele proteja dos raios UVA e UVB.

A maneira correta é aplicar o produto de forma uniforme, 30 minutos antes da exposição solar, e se estiver na praia ou piscina, não se esqueça das mãos, orelhas, nuca e peito dos pés.

Reaplique a cada duas horas, ou antes, se houver transpiração excessiva ou contato com a água.

Para crianças o uso do filtro solar é indicado a partir dos seis meses de idade. Fale com o pediatra para que ele indique um protetor adequado.

Para o público em geral é aconselhável escolhe um produto que possa ser espalhado uniformemente, que não irrite a pele e nem tenha cheiro.

Quem tem pele oleosa deve optar por produtos livres de óleo (oil free).

Evite a exposição solar nos horários mais quentes e de maior radiação, ou seja, entre 10 e 16 horas.

Durante esse intervalo, fique em espaço protegido do sol.

Em dias de passeios ao ar livre vale se proteger também com chapéu, óculos de sol, roupas de algodão ou tecidos com proteção UV.

Cuidados com a pele

  • Além do fator proteção, também é preciso cuidados com a sua pele no verão. Acompanhe as dicas abaixo e tenha uma pele bonita e saudável:
  •  mantenha a pele limpa e hidratada – dois banhos diários, com sabonete antisséptico,  são o suficiente para a higiene.  Depois, se um hidratante fluido, especialmente nas partes mais ressecadas do corpo;
  •   não se depile no dia que for se expor ao sol, e nem na véspera, isso pode causar manchas escuras na pele;
  •  tome banho de água doce ao sair do mar. Sal e areia ressecam a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos. Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol;
  •  mantenha a pele seca – a umidade propicia o aparecimento de fungos que causam micoses.
  •  Use roupas leves, sapatos abertos para evitar a transpiração e não esqueça de se secar bem ao sair da piscina ou mar;
  •  não esqueça de se hidratar. Água fresca, sucos e chás naturais, são excelentes opções; e
  •  exposição solar e tratamentos de pele, especialmente com uso de produtos químicos e laser, não combinam. Deixe para fazê-los em outra época do ano.

 

Fontes – Sociedade Brasileira de Dermatologia; Minha Vida (link – Saúde); e Tua Saúde. 

Faça Um Cometário

Your email address will not be published.